APNEIA & SOBREVIVÊNCIA NO MAR + AUTOCONHECIMENTO

Somos o universo experienciando a si mesmo. Conhecer nossa capacidade física e mental faz dessa experiência ilimitada, quero dividir com vocês a minha.

Primordialmente meu nome é Juliana. Sou brasileira residente no Havaí com muito, muito amor pelo oceano e nem tanto por esportes. Sempre tive muito respeito pelo mar e principalmente pelos meus limites. Sou Master Scuba Diver, faço mergulho livre e surf(ava). Atividades marinhas nunca foram associadas ao esporte, era o meu momento. Sem cobrança ou compromisso com nada nem ninguém. Era apenas eu, sendo.

Um certo dia, me desafiei em uma onda maior do que estava acostumada e experimentei pela primeira vez a sensação de não poder respirar. Surfar é sinônimo de persistência, presença absoluta e muitas “vacas”. Eu me sentia confortável, inúmeros tombos me levaram a aperfeiçoar truques para me sair bem e proteger minhas vias respiratórias, mas nunca havia sentido aquele pânico nem ido para aonde o meu mental me levou, mesmo amando surfar, eu desisti. Me confortava com muitas desculpas para não lidar com esse medo, afinal, nem gosto tanto de esportes!

Nos dias 14 e 15 de Setembro, aconteceu mais um curso de Apneia & Sobrevivência no mar com a Hawaii Eco Divers em Haleiwa. Meu principal objetivo era me aperfeiçoar no free dive e aprender sobre a segurança, não só para mim mas também para o próximo. Me vi em uma sala lotada de atletas. Surfistas, mergulhadores, big riders – O que é que eu estou fazendo aqui? Eu não me encaixava. Não estava preparada para reviver aquele sentimento reprimido e assumir que desistir não podia ser uma opção. Então, eu respirei.

Atletas ou não, compartilhávamos muitas coisas. Era o mesmo entusiasmo, com o mesmo significado, o mesmo medo e a mesma necessidade – Respirar. Compreender todos os desempenhos do ato que nos permite estar vivos e o seu potencial máximo. Conhecer o seu próprio corpo e desafiar seus limites com segurança e confiança para então estarmos no lugar que também amávamos em comum, o mar.

Fui questionada pelo Ricardo, antes do curso iniciar, sobre o meu tempo. Junto de memórias disputando com os amigos segurando a respiração, respondi com propriedade: 50 segundos no máximo, afinal sempre perdi o jogo. “Você vai se surpreender com você mesma” ele respondeu e eu logo pensei – Uau, será que vou ficar 1 minuto?

O curso iniciou. Aula teórica. Compreendi a fisiologia do meu corpo, o funcionamento dos meus órgãos respiratórios e fui apresentada o meu mais novo amigo, o diafragma. Querido amigo, você transformou a minha vida.

Fomos à piscina colocar em prática toda aquela teoria. Duplas escolhidas, um cuidando do outro. Iniciamos com a Apneia estática, controlar a respiração sem nenhuma movimentação & Apneia dinâmica, controlar a respiração em movimento. No primeiro exercício atingi, tranquilamente, o tempo de 1’30”.

Foram diversos exercícios na água trabalhando inteiramente o diafragma e principalmente o mental. Se permitir sentir, mesmo quando o sentimento não é tão agradável e controlar a ansiedade e o medo que em diversas situações nos assustam e nos impedem de progredir foi o meu maior desafio.

A experiência tem como objetivo reconhecer e se familiarizar com os sinais de perigo de segurar a respiração, do contrário, podemos sim nos controlar. A sensação de pânico surgiu nos meus 2min de apneia. Com o acompanhamento profissional do Ricardo, precisávamos reconhecer a urgência de respirar e ativar a nossa respiração diafragmática e a sensação logo passaria. Finalizamos o primeiro dia, eu cansada e surpreendida com tantas informações transformadoras.

Segundo dia, nos encontramos na praia de Waimea. O lendário surfista e shaper Dennis Pang, que estava fazendo o refresh do curso pela terceira vez, dividiu conosco a experiência de seu acidente que quase o-deixou paraplégico. Reviver esse momento com ele, ativou em mim, um respeito e admiração ainda maior por todas aquelas pessoas que, frequentemente, enfrentavam seus medos por amor ao praticar um esporte que é radical, e por mim que estava lá para reconhecer e superar uma experiência e aprimorar meus conhecimentos ao invés de desistir.  Era dia de aprender sobre segurança no mar. Tomamos conhecimento em RCP e alguns planos de ação em caso de emergência.

Iniciamos uma meditação respiratória diafragmática seguindo a tabela de O2 do curso, em que o tempo de suspensão da respiração vai aumentando gradativamente enquanto o tempo de recuperação da respiração permanece o mesmo. Foram cerca de 3 horas de prática, finalizando com todos os 16 participantes (inclusive eu) atingindo o mínimo de 3 minutos em apneia e três deles, 5 minutos.

Fomos para o mar aonde fomos recebidos por golfinhos. Foram 5 horas fazendo diversos exercícios praticando tudo oque havíamos aprendido com o Ricardo. Desde apneia até sobrevivência e resgate, pessoalmente o meu favorito, desmistificando muitas coisas que eu imaginava ter que fazer em caso de precisar resgatar alguém no mar. Era cansativo mas ao mesmo tempo incrivelmente interessante e viciante estar lá aprendendo tanto sobre tudo e sobre nós. Enfim atingimos o que o Ricardo buscava, a exaustão.

O surf é também sinônimo de não controle. Tudo é impermanente, inclusive o oceano. Não necessariamente a sua necessidade de sobreviver será ocasionado quando você está disposto e descansado. O alvo se tornou a exaustão. Ter o controle mental para vencer foi combinado em um exercício de estresse e apneia dinâmica, seguindo a tabela de CO2 suspendendo a respiração com intervalos de recuperação cada vez menores.

O seu parceiro durante a apneia simula uma vaca daquelas. Rodando e afundando, jogando água enquanto você recupera a respiração, é necessário que seja bem realista, ou seja, uma confusão mental! São muitas cambalhotas somadas com exaustão e tentativa de concentração. O exercício mais temido por mim, surpreendente, foi o melhor executado.

O curso, não só todos os atletas, como todas as pessoas deveriam fazer. Uma experiência indescritível que me trouxe muita força interna para enfrentar os meus objetivos e reconhecer as minhas necessidades. Respiração é vida e em específico, a diafragmática, também alivia o estresse e ansiedade; melhora o funcionamento do intestino e da digestão; melhora o metabolismo celular, a capacidade pulmonar, funções cognitivas; pressão arterial e coração em equilíbrio; elimina radicais livres; melhora a qualidade de sono; e aumenta a sua atenção e concentração E ETC… são muitos.

Que experiência! Finalizei o curso conhecendo o meu potencial de concentração interna independente do externo e a minha necessidade de me exercitar mais (essa parte não era muito novidade).

Usar o meu potencial máximo foi muito emponderador. E claro, não vou desistir do surf.

Te convido à experienciar seus limites.

Você é, todo o universo.

Curso de Apneia & Sobrevivência no mar

 

 

Gratidão ao Ricardo Taveira pela sua dedicação e amor pelo o que faz.

Tags: ,,,,,,,,,,,,,,

We follow the highest standards in safety and certification

Oahu Scuba Diving: Boat and Shore Dive, year round!