Brasileiros desbravam os vulcões ativos e lavas do Hawaii

Passeio pelos vulcões ativos do Hawaii

Recentemente recebemos uma familia muito divertida, vieram ao Havaí com um objetivo especifico: conseguir observar a lava do vulcão Kilauea na Big Island, Hawaii – considerado o vulcão mais ativo do mundo. Dr. Geraldo Lopes, oftalmologista conhecido do Rio de Janeiro, assistiu na televisão um documentário que ressaltava o Havaí como um dos melhores locais no mundo para observar vulcões ativos e a lava em movimento. Sem pensar duas vezes, planejou uma viagem para sua familia com o objetivo de visitar as ilhas paradisíacas.

O Dr. Geraldo Lopes decidiu levar a família para conhecer as ilhas paradisíacas do Hawaii e a deusa Pele – rainha dos vulcōes e criadora das ilhas do Hawaii – de perto.

Ao pesquisar na internet sobre a disponibilidade de empresas com guias brasileiros no Havaí, encontrou a Hawaii Eco Divers. Além do tāo sonhado passeio ao Kilauea, a familia também reservou outros diversos passeios oferecidos pela operadora.

Confessamos: O Dr.Geraldo foi dos mais marcantes clientes que tivemos o prazer de atender. Seu entusiasmo e sua vontade em desbravar e se aventurar pelas ilhas era contagiante.

Mauna Kea

Nosso dia de passeio pelos vulcões da Big Island, Havaí, teve inicio com a subida ao cume do Mauna Kea, considerado o maior vulcão do mundo. Com 4200 metros de altitude, o Mauna Kea é considerado a maior montanha do mundo. Se considerada a altitude desde sua base no fundo do mar, ultrapassa o Monte Everest em altitude completa. Sua elevação é tanta, que durante os meses de inverno o cume fica coberto pela neve.

No cume do vulcāo Mauna Kea, na Big Island, Hawaii, a combinaçāo dos telescópios do Observatório Mauna Kea com a neve deixam a paisagem ainda mais fantástica.

Um importante detalhe desse passeio é que por sua elevação, o ar fica mais rarefeito e os sintomas da falta de oxigênio podem ser sentidos ao ultrapassar os 2500 metros. Dona Luiza, esposa do Dr. Geraldo, sentiu o “mal da altitude” e não conseguiu continuar o passeio, aguardou na base de informações que fica a 2300 metros. Logicamente, Dona Luiza não esperou só, seu filho Dr. Guilherme Lopes (oftalmologista) aguardou com a mãe.
Durante a subida completa ao cume, a recomendação é que sejam feitas algumas paradas de descanso para a aclimatação. Chegamos ao topo depois de dirigir uma hora e meia a partir da cidade de Hilo, que fica na altura do mar.
O cume do Mauna Kea é realmente excepcional. A sensação de estar no topo do mundo é real. Afinal de contas, as nuvens são vistas abaixo! Existe uma grande quantidade de vulcões denominados pu’u (vulcões menores em formato de cone) espalhados ao redor do vulcão mãe. Esses pu’us são fendas de despressurização de magma. A altitude é tanta, que não a toa, no cume são encontrados diversos observatórios astronômicos. A sequencia de telescópios dá ainda mais a sensação de se estar em outro mundo. O Dr. Geraldo ficou deslumbrado.

Na descida do cume do vulcāo Mauna Kea, o maior vulcão do mundo, podem ser observados vulcões denominados pu’u – menores em formato de cone – espalhados ao redor do vulcão mãe.

 Kilauea

Apos um tempo satisfatório, o suficiente para realmente apreciar aquela paisagem fantástica, seguimos para o objetivo principal do passeio: visitar o Parque Nacional dos Vulcões e encarar de frente a fúria do vulcão Kilauea, o mais ativo do mundo. Presenciar o Kilauea de perto é de fato uma das experiências mais emocionantes que um aventureiro pode buscar no Havaí – afinal, não é todo dia que se tem a chance de ver uma ilha em expansão.
A observação da cratera do Kilauea não requer muito esforço, basta visitar o Museu Jaggar localizado na encosta da cratera. Lá voce encontra informações históricas sobre todos os eventos vulcânicos da ilha. Para observar a lava escorrendo é necessário encarar uma longa caminhada. É possível dirigir até um ponto de partida mais proximo e dali caminhar em terreno vulcânico durante aproximadamente 4 horas. Geralmente os guarda-parques orientam sobre a localização exata da lava – algo que muda constantemente.

A cratera do Kilauea pode ser observada do Museu Jaggar localizado na encosta da cratera.

Após uma longa caminhada exótica e fascinante, chegamos ao pé da lava. Dali observamos de perto esse evento incrível da natureza. O sorriso no rosto do Dr. Geraldo foi a maior gratificação que eu, como guia turístico, poderia receber, afinal era esse o propósito principal da viagem em familia. A sensação era de privilegio, ao poder guiar e acompanhar essa experiência de vida única.

O aventureiro Dr. Geraldo lopes no Parque Nacional dos Vulcoēs na Big Island, Hawaii ao lado da lava do Kilauea, o vulcāo mais ativo do mundo.

Aos aventureiros interessados em vivenciar essa magica da Mae natureza, recomendamos um bom preparo fisico e boa disposição. O percurso não e fácil, mas o esforço e realmente recompensado!

A lava do vulcāo Kilauea continua contribuindo para a expansão da Big Island, Hawaii.

 

A Hawaii Eco- Divers & Surf Adventures é uma empresa especializada em mergulho, surf e ecoturismo totalmente voltada para a responsabilidade ambiental, que levará você a uma jornada em contato com o oceano. Nosso principal objetivo é proporcionar aos nossos clientes uma incrível experiência junto à natureza, bem como aprendizado e interação com a vida marinha havaiana. Se você é mergulhador, surfista ou está em busca de aventura, tenha certeza que lhe proporcionaremos a melhor experiência possível, mostrando o que o Havaí tem de melhor. Também te ajudaremos a encontrar o tipo de acomodação adequado ao seu perfil e orçamento, com um leque de opções que vai desde pousadas à beira mar até luxuosos resorts.

Tags: ,,,,,,,,,,,

We follow the highest standards in safety and certification

Oahu Scuba Diving: Boat and Shore Dive, year round!